Quais os tipos de diabetes existentes?

33333

 

Diabetes tipo 1

No diabetes tipo 1, a parte do pâncreas perde totalmente a capacidade de produzir uma certa quantidade de insulina em decorrência de um defeito do seu sistema imunológico, fazendo com que seus  anticorpos ataquem todas as células que produzem todo esse hormônio. O diabetes tipo 1 por exemplo, ocorre em cerca de 5 a 10% de todos os pacientes com diabetes.

 

 

Pré-diabetes

A pré-diabetes geralmente é um termo usado para indicar que um certo paciente tem potencial para desenvolver determinada doença, como se fosse um estado que está intermediário entre o diabetes tipo 2  e o saudável – pois no caso do tipo 1 não existe necessariamente a pré-diabetes, a pessoa nasce com uma certa predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir uma certa quantidade de insulina, podendo desenvolver em qualquer idade o diabetes.

 

Lembrando que o Metformina é um dos melhores medicamentos para diabetes nos dias de hoje.

 

Diabetes tipo 2

No diabetes tipo 2 existe uma certa combinação de dois fatores – por exemplo a diminuição de sua secreção de insulina e um grande defeito na sua ação, conhecido também como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 também pode ser tratado com certos medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar desse tempo, pode ocorrer também o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre na maioria em cerca de 90% dos pacientes que tem diabetes.

 

 

Diabetes Gestacional

É o aumento dessa resistência à ação da insulina exclusiva na gestação, levando também ao aumento nos níveis de glicose no seu sangue diagnosticado pela primeira vez em sua gestação, podendo – ou não – persistir após o seu parto. A causa exata  que isso ocorre no diabetes gestacional ainda não é conhecida.

 

 

Outros tipos de diabetes

Esses tipos de diabetes são geralmente decorrentes de defeitos genéticos que são associados a outras doenças ou também ao uso de medicamentos. Quem podem ser:

 

  • Diabetes por defeitos da função da célula beta ou genéticos
  • Por defeitos genéticos especificamente na ação da insulina
  • Diabetes geralmente por doenças do pâncreas exócrino entre outras
  • Diabetes geralmente por defeitos induzidos ou por drogas ou produtos químicos – corticoides, betabloqueadores, diuréticos, contraceptivos etc.

 

Quais os tipos de diabetes existentes?